Um apelo em nome do bom Português!

          Bom, este site foi criado para falar de moda, beleza, música, cinema, literatura, esportes, dicas e etc.
          Mas este post vai fugir um pouco da temática. Ou não. Afinal é um site de 5 futuras jornalistas/comunicadoras.
          Quem escolheu por um ou outro motivo ser jornalista, diplomado ou não, deve, no mínimo , saber escrever! Parece uma coisa óbvia, mas apesar de lidar com palavras para conseguir o pão de cada dia, muitas pessoas da área não sabem escrever! Não sabem a grafia correta das palavras, pecarm com coerência e coesão, repetem um mesmo termo ou expressão, ou mesmo escrevem frases diferentes, mas com a mesma ideia.
         Outro dia recebi um e-mail avisando que uma veterana da FaCom-UFJF queria me adicionar no LinkedIn (nem lembrava que tinha isso) e no perfil dela estava escrito que ela trabalha na aCessoria de um lugar que não me lembro e também não vem ao caso. Tem uma matéria na faculdade que a gente aprende o papel de um aSSessor e tal. Não é possível que esta pessoa, já no fim da faculdade ,não aprendeu a escrever a profissão que deve seguir. E nas conversas de MSN já tive que ler muito periLdo no lugar de períOdo. Além de concerteza, exeção, apartir, conciência e muitas outras palavrinhas simples...
          Sou muito chata com erros de Português e parece que meus olhos têm imã para eles! Às vezes até eu fico incomodada com isso. Sempre corrijo tudo e todos. Sei que não é legal, mas não consigo me controlar.
          Aaah, agora vamos ao que interessa. Estava folheando o Jornal Estado de Minas e comecei a ler uma matéria sobre a "mãe loira do funk" que é acusada de torturar o marido. E olha o que eu achei:
 
Matéria do Jornal Estado de Minas
          Não está muito nítido, então seguem as fotos de cada coluna. Sim, fotos! Levaram a multifuncional que estava aqui na casa da minha mãe. É só clicar nas imagens que elas aumentam e dá pra ler direitinho.

          O problema nessa matéria foi a repetição da mesma ideia, com frases diferentes. Ninguém percebeu isso antes de mandar rodar o jornal? Ou não tinham mais informação pra colocar  e precisavam preencher o espaço? E acharam que ninguém iria perceber? Nós, jornalistas (uii!), sabemos bem o que é se desdobrar em mil pra fechar uma matéria... Mas nem por isso precisamos escrever mal ou errado e duvidar da inteligência e atenção dos leitores.
          Escrever bem não é papel somente de jornalistas, mas de TODO MUNDO! Porém, como nós usamos as palavras para tentar ganhar algum dinheiro, devemos ficar mais atentos à forma como escrevemos. Se não tem certeza da grafia, tenta usar um sinônimo que você sabe escrever corretamente, ou consulte o "pai dos burros" ou "pai dos inteligentes" como diz minha tia dicionário.
          VAMOS ESCREVER MELHOR!  E isso vale para toda e qualquer pessoa!






          PS1: Ao citar a FaCom-UFJF não quis dizer nada sobre o ensino. Só foi pra exemplificar melhor.
          PS2: Não sei se ficou bem clara minha indignação, mas, eu tentei.


          Se encontrar erros de ortografia, coerência, coesão ou repetição, compartilhe conosco! É só mandar pra falecomagente@foradecircuito.com que a gente posta aqui.




Deixe sua opiniao